terça-feira

Quentinhas...

Novo vídeo da morte de Saddam Hussein chega à internet



Um novo vídeo mostrando o corpo do ditador Saddam Hussein, enforcado no dia 30 de dezembro em Bagdá, com um ferimento no pescoço, foi divulgado pela internet nesta segunda-feira. A autenticidade do vídeo ainda não foi confirmada. Caso se confirme, esta será a segunda filmagem clandestina a mostrar a execução do ditador, após outro vídeo amador gerar protestos em vários países.

A nova filmagem, que aparentemente foi feita com uma câmera de telefone celular, mostra o corpo do ditador dos pés a cabeça pouco depois do enforcamento.

Quando a imagem chega à cabeça de Saddam, o lençol branco que o envolvia é retirado para revelar a cabeça e pescoço. A cabeça aparece virada para a direita e, no pescoço, há uma marca de sangue circular. Sangue também mancha o lençol branco e parte do rosto do ditador.

Vozes

O vídeo tem 27 segundos e foi publicado hoje em um site de notícias iraquiano tido como apoiador do partido de Saddam, o Baath.

Na filmagem também é possível escutar vozes. Quando o lençol é puxado do rosto de Saddam, uma voz diz: "se apresse, vou contar até quatro. Se apresse ou você vai causar uma catástrofe."

Outra voz, aparentemente do homem que filmou as cenas, responde: "Um segundo, Abu Ali. Estou quase terminando." Uma terceira voz diz: "Abu Ali, você toma conta disso". Abu Ali é um nome que significa "o pai de Ali".

Filmagens

Este é o segundo vídeo de Saddam a aparecer na internet. O primeiro mostra o ditador sendo provocado em seus momentos finais pelos guardas xiitas responsáveis pela execução.

As filmagens clandestinas são um contraste marcante com o vídeo oficial da execução, transmitido pela TV nacional pouco depois do enforcamento de Saddam. Nestas imagens, não há som, e o ditador aparece calmo enquanto a corda é colocada ao redor de seu pescoço.

Teme-se agora que o novo vídeo cause uma nova onda de protestos pelo mundo muçulmano, que já realizou diversas manifestações glorificando Saddam e criticando o governo iraquiano após a divulgação da primeira filmagem clandestina.

Fonte: Folha

Um comentário:

Tio Punk disse...

Iae Tiago blz? Vc foi convocado a participar de duas correntes de blogueiros das cinco coisas que vc mais odeia e as 5 resoluções de 2007, se não aceitar seu blog vai ser hackeado por emos miguxos (hehehehe). Dá uma passada lá no meu Blog e veja como participar